CAMPANHA – Vacinação contra a Gripe. OAB. 2011
abril 8, 2011 at 10:57 am 1 comentário
Local de Vacinação:
CAASP SANTO AMARO
Rua Alexandre Dumas, 227
Dia: 11/04/2011 das 14H00 às 17H00.
A Campanha de Vacinação contra Gripe 2011 começou nesta segunda-feira, dia 4 de abril, a percorrer as subseções da OAB-SP. A exemplo da edição passada, quando 14.748 pessoas foram imunizadas, está sendo aplicada a vacina tríplice, ou trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1. A participação é gratuita para advogados, estagiários e cônjuges com mais de 60 anos. Para as demais faixas etárias, incluindo-se advogados, estagiários, cônjuges e dependentes, o preço será R$ 30,00. Agregados não cadastrados como dependentes na CAASP podem ser imunizados por R$ 40,00. Não serão vacinadas as crianças com menos de 9 anos de idade, pois, em tais casos, exigem-se aplicações fracionadas da dose em espaços de 30 dias.
“A Campanha de Vacinação contra Gripe abre o calendário de saúde preventiva da CAASP em 2011. Esperamos a participação maciça da advocacia em todo o Estado”, assinala o presidente da Caixa de Assistência, Fábio Romeu Canton Filho. “Não poderíamos seguir por outra linha que não a da prevenção. Especialistas são unânimes em afirmar que a medicina preventiva constitui a alternativa mais consequente e positiva para cuidar da saúde da população, garantindo não apenas a qualidade de vida, mas seu prolongamento” salienta.
A gripe, causada pelo vírus Influenza, é uma doença altamente infecciosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir contra a doença. Por ser produzida com vírus inativo, a medicação pode ser administrada com segurança em pacientes com deficiência do sistema imunológico. Aplicada em gestantes, não apresenta riscos para o bebê. A vacina contra a gripe só não pode ser aplicada em indivíduos com histórico de reação alérgica a um dos componentes do medicamento, e deve ser evitada por pessoas com doenças ainda sem diagnóstico.
“Mesmo a gripe comum – e não só a H1N1, chamada de gripe suína – apresenta taxa de mortalidade, só que esse dado não é divulgado. Além disso, é uma doença determinante da ausência ao trabalho”, orienta Sizenando Ernesto de Lima Júnior, consultor-médico da CAASP.
As reações adversas à vacina tríplice são mínimas, a não ser no caso daquelas pessoas alérgicas aos componentes da medicação ou a ovo. De modo geral, podem ocorrer reações locais como dor, vermelhidão ou endurecimento da pele, e, na pior das hipóteses, febre baixa. Como em todas as vacinas, o início da proteção dá-se entre o décimo e o décimo – quarto dia após a aplicação. Não se recomenda a vacina contra gripe aos indivíduos com doença ainda sem diagnóstico.
Entry filed under: Notícias. Tags: 2011, Gripe, OAB, Santo Amaro, Vacinação.
1 Comentário Add your own
Deixe um comentário
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1.
sebastião josé guerra | abril 12, 2011 às 6:53 am
gostaria de saber se neste ano de 2011, vai haver vacinação contra gripe da cidade de taboão da serra, por parte da oab.
no aguardo
grato